Publicado Edital do Enade 2023

O Edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi publicado no Diário Oficial da União no dia 25 de maio de 2023. O documento detalha as regras e as datas de todas as etapas do exame, que será aplicado aos estudantes dos cursos de graduação do ano I do ciclo avaliativo do Enade. Este ano serão avaliados os estudantes dos cursos das áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo. As provas serão aplicadas em 26 de novembro.

A inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes é responsabilidade dos coordenadores de curso, e deverá ocorrer entre 27 de junho a 31 de julho. Todas as etapas, de responsabilidade das instituições de educação superior e dos estudantes, estão detalhadas no cronograma (link: https://enade.ufes.br/calendario-enade-2023). Esses procedimentos são feitos exclusivamente pela internet, no Sistema Enade (link: enade.inep.gov)

Deverão ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que fazem parte das áreas avaliadas em 2023.  Todos os concluintes inscritos deverão preencher um cadastro de informações e responder ao Questionário do Estudante. Se necessitarem, deverão pedir atendimento específico, especializado ou por nome social. Os ingressantes ficam dispensados de participar do exame, mas precisam ser inscritos. Já os concluintes precisam participar para terem o direito a colar grau.

Estrutura do exame – A prova do Enade tem duração de quatro horas e é composta por dez questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação. As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. O que é avaliado no componente específico estará listado nas portarias de cada área, ainda não publicadas, que estarão disponíveis para consulta no portal do Inep.

Acesse o Edital no link: Legislacao e documentos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.