O que é o Enade

O Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho estudantil de forma parametrizada, bem como a impressão que os alunos têm de sua própria instituição de ensino.

Por meio da prova, o desempenho é avaliado. A nota divulgada ao público é a nota geral do curso em que o aluno estuda – nota calculada por meio da comparação com o resultado de todos os cursos brasileiros. A nota individual do aluno só pode ser acessada pelo próprio aluno, pelo site do Enade, após a divulgação oficial (geralmente um ano depois da realização da prova).

Além da prova, o aluno precisa preencher um questionário online, no site oficial do Enade (http://enade.inep.gov.br), para medir o conhecimento que tem sobre seu próprio curso e sua Instituição de Ensino. Esse preenchimento é obrigatório por lei.

O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão de curso: sem passar pelo Enade, o aluno, por determinação legal, não pode colar grau.

Este site é um canal de comunicação aberto a todos os alunos e professores da Ufes, e tem como objetivo esclarecer dúvidas comuns e divulgar treinamentos e informações importantes para os habilitados ao Exame neste ano e aos coordenadores dos cursos que serão submetidos a ele.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.